segunda-feira, 5 de novembro de 2007

CCIE R&S Lab Exam - 9o. LAB (05/11/07)

Voltei ao 39o. Lab na última sexta (2/11). Eu realizei as configurções IP, IPv6, swithing e Frame Relay em 1h30. Demorei + 2 horas para configurar EIGRP e OSPF (IP e IPv6), as configurações de QoS e Multicast que restavam do laboratório anterior. Tempo total: 3h30.

Tempo total: 8 horas (lab anterior) + 3h30 = 11h30. Descontando 2h30 de configuração básica dos 2 labs, restam 9 horas de lab de fato. Ou seja, estou próximo do tempo esperado.

Validei os resultados com o Proctor Book e meu raciocíono está de acordo com o Livro. 80% do que pratiquei estava correto. Erros mais comuns: parâmetros, opções, endereços. É nestes detalhes que a concentração será essencial.

Conclusão até agora: já estou capacitado para entender cada questão do lab, ou seja, eu entendo a "linguagem" do lab: em que momento trata-se de particularidade da tecnologia, quando se trata de feature do IOS, quais as alternativas para execução de uma determinada tarefa e de que tipo de protocolo/comando está sendo tratado.

Tecnicamente falando, todo o conceito e detalhes dos protocolos de roteamento estão absorvidos, assim como a parte de Switching (Frame-Relay e Ethernet). Nesta reta final focarei em labs mais específicos para treinar o restante de conteúdos: QoS, Multicast, Segurança, treinamento em lab e tempo de execução.

Minhas estratégias para a prova seguem conforme o planejamento anterior: conectividade e roteamento básico no primeiro período, demais itens no segundo período.

Falta exatamente 1 mês para a prova.

Nenhum comentário: