sexta-feira, 30 de novembro de 2007

CCIE R&S Lab Exam - 14o Lab (30/11/07)

Acabei de realizar o Lab 39 a aproximadamente 1 hora atrás. Em 6 horas eu configurei o 'Core' do Lab (Switching+Routing) e algumas features. E parei. :-)

Conforme o livro CCIE Secrets que mencionei em posts atrás, a hora de parar de estudar é quando vc já não suporta mais tocar no equipamento. Bom, eu acredito que cheguei neste estágio.

Não estou querendo dizer e nem sinto que estou totalmente preparado e convencido de que vai ser fácil. Simplesmente conclui que entendo a tecnologia e portanto me sinto pronto para o teste.

Analisando hoje os labs que tenho (são mais de 50 no total) eu consegui ter um entendimento total do que está sendo pedido nos conteúdos e do tipo de tecnologia sendo tratada, onde devo consultar tecnicamente em termos de documentação, enfim, sinto que estes 9 meses de preparação realmente me transformaram num Expert.

Eu escrevi cerca 20 páginas no Word sobre meus comentários. Este documento representa minhas memórias e utilizarei nos próximos dias para refrescar os assuntos.

Não deixarei de estudar nestes últimos 5 dias que antecedem a prova mas, começarei um processo de relaxamento que entendo ser essencial para realizar uma prova bem tranquila.

Concluindo este capítulo que chamarei de "1a tentativa para a certificação", reforço os pontos chaves para a preparação para a prova:

1o) Conhecer a fundo os fundamentos - o DocCD é a fonte completa para isto. Todo candidato deve conhecer a tecnologia para depois pensar no hands-on. Eu continuo estudando até o momento, para se ter uma idéia.
2o) Praticar os conceitos em laboratório - bastante difícil a um ano atrás (quando esta idéia passou pela minha cabeça) - agora montar o lab em casa basta um computador e o dynamips.
3o) Praticar configurações constantemente - eu apliquei umas 200 horas de configuração, ou 25 "labs". Parece até pouco :-)
4o) Revisar sempre - quando achar que absorveu o conceito, volte a revê-lo uns 15 dias depois. É incrível como certas teorias simplesmente desaparecem da cabeça.
5o) Dedicação - É preciso estar comprometido para estudar. Do contrário várias provas terão de ser feitas e grande quantidade de dinheiro será investida.

Nenhum comentário: