segunda-feira, 7 de abril de 2008

CCIE #20445

Ai está o número. Recebi o e-mail de parabenização da Cisco às 0:41 do dia de hoje. Embora não tenha sido informado o Score, acredito que acertei 95% da prova.

Continuarei mantendo este blog. Afinal, daqui 2 anos devo estar recertificado :-)

Rápido resumo do trabalho:
Horas de estudo: 840 (60% teórica e 40% prática)
Livros: IPexpert (v8) e Internet Work Expert (v4).
Custo aproximado total: R$ 14 mil
Provas: 3
Páginas impressas: mais de 1000
Meses de estudo: 13
Discussão com a família e programas de final de semana cancelados: incontáveis

Agradecimentos:
Minha esposa e filha pela paciência e compreensão.
Meus pais e amigos pela força.
Ao CCIE Hugo Viana pelas dicas preciosas.

Outros dados:
Meta original: 1 Prova, Dezembro de 2007
Milestones conforme conforme os planos originais - 100% atendidos para a parte teórica.
Sextas-feiras liberadas para estudo: 24.
Download de documentação on-line: 300 mb.

7 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de te dar parabens pois via internet acompanhei o teu esforço, agora eu tenho a minha marcada para 14/05, 1a tentativa e gostaria de algumas dicas tipo o que mais caiu, no que devo me focar.. até o meio-dia o que vc conseguiu fazer.. Abraço Jacson Gimenes Santos
jacsong@hotmail.com

Blog do Daniel Vicentini disse...

Olá Jacson,

Obrigado. Desejo boa sorte para você. Para garantir sucesso na prova tenho todo o conhecimento básico do blueprint do Exame em sua cabeça e conheça muito bem o DocCD. Com estas duas peças, você garantirá um bom desempenho. Eu procurei no primeiro período da prova encerrar todas as questões de Switching e Routing, pois valem , em média, 50% do total da prova; deixando o período da tarde para os demais conteúdos e principalmente: revisar cada questão respondida.

Boa sorte!

Daniel

Anônimo disse...

Mais uma pergunta, adquiri os Labs do Internetwork Expert, vi que eles tem niveis de dificuldade de 6 a 10, em qual nivel vc encaixaria o Lab q vc encontrou?

obrigado,

Jacson

Unknown disse...

Daniel boa tarde. Venho acompanhando seus passos também.
Gostaria de parabeniza-lo por essa enorme conquista. Trabalho com sistemas e segurança, só que amo essa área de redes.
Estou começando minha trajetória tirando meu CCNA.

Gostaria de te perguntar como foi a conquista desde a sua primeira certificaçao CISCO até o aclamado CCIE. Quando vc comecou nessa área, quando foi a primeira etc.

Abraços e parabéns.

Pedro

Blog do Daniel Vicentini disse...

Jacson,

Quanto a pergunta sobre o nível da prova em relação ao Internetwork Expert, minha nota é 6. :-)

Pedro, tudo bem?

Eu comecei na área em 1996, quando a Internet estava no comecinho. Foi engraçado aquela época por que foi minha porta da entrada não só para redes, como para sistemas operacions, segurança, enfim, realmente pra mim foi um período de ouro até por que também eu nada sabia sobre nenhum desses assuntos :-)

Em 2000 decidi fazer upgades no currículo e vi o programa da Cisco como adequado com o que eu havia planejado. Tirei o CCNA em Maio de2001, embalei e tirei o CCNP em julho de 2003 e passei na prova teórica do CCIE Security no mesmo ano (fiz a prova no networkers, paguei bem barato :-), porém não fiz o lab a tempo. De 2004 a 2006, graças a uma oportunidade, me desviei da área técnica. Em 2007 voltei com a meta do CCIE, que seria para 5 de dezembro, mas só 4 meses depois consegui cumprir. Fiz as provas CCIE em 05/12/07, 13/02/08 e 04/04/08.

O mais importante de tudo na minha opinião pra se chegar lá é primordialmente gostar da área. Do resto, é só estudar que a certificação vem com o tempo, é consequência.

Abraços.

PS: desculpem-me pelos atrasos nas respostas.

Unknown disse...

Valeu pelos comentários Daniel,e parabéns mais uma vez pela certificação. Estou começando a estudar pro CCNA, espero fazer a prova agora em Junho, e o CCNP até dezembro se Deus quiser e o dinheiro permitir. Trabalhei em um provedor (NETJÁ)aqui no ES, por um tempinho, só que na época nao deu para estudar pois estavamos migrando os cable-routers. Acabei que sai de lá a 1 ano e meio mas resolvi encarar o desafio e bater de frente. Montei meu home-lab com dois 3 router (2-2522, 1-1750) e um catalyst 2950. Fora o Dynamips.
O problema mesmo hj para mim é manter o conhecimento, mas nao vou desistir. Se puder passar algum documento, os arquivos do Dynamips só para eu ter uma idéia tb ajuda.
Valeu, e parabéns!1!

Unknown disse...

Só reforçando quando o "problema é manter o conhecimento" , é porque nao estou trabalhando com Telecom, só com sistemas e segurança.
Se puder me dar umas dicas!!!!